Quem são os falsos profetas?
Ao longo da história, eles estiveram sempre presentes. A cada dia surgem novos falsos profetas, que conseguirão afastar milhares de pessoas de Jesus.
Eles são hábeis em suas falácias, e costumam corromper as Escrituras para fundamentar suas mentiras. Porém, a Palavra de Deus é tão perfeita que ela, por si só, separa o joio do trigo. Não se mostra necessário discorrer sobre quem são os falsos profetas, e não estou aqui para julgar pessoas ou instituições. No entanto, é certo que eles estão em todo lugar, e que não estão a serviço do Senhor Jesus, mas do senhor das trevas. Que cada um, iluminado pelo Espírito Santo de Deus, que é o Espírito da verdade, leia o que diz a Bíblia e tire suas próprias conclusões.
1. Grandes prodígios
Observe o que Jesus disse acerca de si mesmo ao povo de Israel:
João 5
22. Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,
23. para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
[...]
36. Eu tenho um testemunho maior que o de João (Batista); a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.
37. E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma,
38. nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou.
39. Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;
40. contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.
41. "Eu não aceito glória dos homens,
42. mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus.
43. Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão."
Neste trecho, Jesus afirma que seu testemunho é verdadeiro, e que o Pai o enviou. Ele é o Messias, o Salvador enviado pelo próprio Deus ao seu povo. Ou seja, Jesus é o Cristo (Ungido) de Deus, e aquele que honra o Filho, honra também o Pai que o enviou.
Porém, Ele já sabia que o povo de Israel não creria (v. 43 - "eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram"), que muitos gentios (estrangeiros) seriam convertidos ("não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. Eu lhes digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes" - Mateus 8:10-12), e também sabia que surgiriam muitos falsos cristos.
Nessa passagem em particular, o Mestre está dizendo sobre os tempos finais:
"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mateus 24:24)
Observe: Jesus diz que esses falsos profetas teriam poderes e fariam grandes milagres, aptos a enganar até aqueles que creram em sua mensagem, os escolhidos de Deus.
Com isso, podemos concluir que os falsos profetas não são facilmente reconhecíveis como tal. Pelo contrário, aos olhos do mundo, são mensageiros e praticantes do bem, e agem em nome de Deus. Pense nisso para os dias de hoje. Comece a confrontar Jesus com líderes espirituais, entidades, religiões e instituições.
Uma das primeiras conseqüências ao ter um encontro real com Jesus como meu único Salvador é ficar livre das ilusões, da escravidão espiritual e da mentira dos falsos profetas. "Conheçam a verdade, e a verdade os libertará." (João 8:31)
2. Os seus frutos
Mateus 7
15. Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
16. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?
17. Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.
18. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
19. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
20. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
21. "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Os falsos profetas não produzirão bons frutos, ou melhor, produzirão frutos aparentemente bons, mas que se revelam amargos ao final. O que Jesus quer dizer com essa comparação é que os frutos desses profetas serão completamente diferentes daqueles gerados pelo Espírito Santo. Isso é confirmado no versículo 21, onde Jesus diz que, para sermos salvos, não basta que o chamemos de Senhor (Judas aparentemente era seguidor de Cristo), mas acima de tudo é preciso viver a Palavra e obedecer aos mandamentos de Deus para nossas vidas. Como descobrir qual a vontade do Pai? Estudando o que Ele quer de nós através das Escrituras.
A Bíblia nos dá a direção espiritual e sabedoria para discernir entre o bem e o mal, a verdade e a mentira, e como proceder para viver junto ao Pai. À medida que se lê o Antigo e Novo Testamento, descobriremos quais as práticas que o Senhor abomina, quais lhe agradam; saberemos quem são os falsos profetas nos dias de hoje sem grandes dificuldades, através dos seus frutos. Ex. O arrependimento é um dos frutos do Espírito Santo trabalhando em nosso espírito. Como um espinheiro não pode dar uvas, não haverá arrependimento genuíno nas palavras dos falsos profetas. "Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo." (Mateus 4:17)
3. Disfarce eficiente
II Coríntios 11
13. Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. 14. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
15. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.
Satanás, como já disse no post em que trato somente dele, é astuto. Para prender seres humanos em suas redes mortais, ele não se revelará assustador ou ameaçador. Ao contrário disto, aparecerá como um anjo de luz, como era antes (antes de cair e ser expulso do seio de Deus) e usará o "um terço de anjos" que angariou consigo (Ap 12:4) a seu favor. Os demônios, portanto, utilizando os falsos profetas como veículos, se revelaração atraentes, bem intencionados, farão milagres e grandes prodígios. Muitos cristãos cairão nessas armadilhas.
O apóstolo Paulo, ciente desses fatos, advertiu:
Gálatas 1
6. Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho
7. que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.
8. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!
9. Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!
Ainda que um anjo apareça e testifique coisa diversa daquelas que previu e disse o Senhor Jesus, não se lhe dê ouvidos! Nada mais é que doutrina de procedência maligna.
Que a Palavra do Senhor retire as escamas de nossos olhos e nos mantenha em comunhão com o único e verdadeiro Mestre, Criador, Salvador, Messias, autor da Salvação, Deus, Jesus Cristo.