terça-feira, 22 de março de 2011

Respeitável É O Cordeiro Que Tira O Pecado Do Mundo

Muitos nunca entenderam realmente o significado da expressão "eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).
Antes de explicar o significado desse trecho, é necessário compreender o sentido de duas palavras: "sacrifício" e "vitória".

Você deve estar pensando: "sacrifício" é a renúncia de alguma coisa, por ex.: estou deixando de sair para estudar mais, estou acordando mais cedo para fazer algo, estou fazendo dieta, mas a palavra vai muito mais além dessa acepção.

Olhe para mais definições de "sacrifício" - retiradas dos dicionários Aurélio e Michaelis: Renúncia em favor de outrem; Ato de abnegação, inspirado por um veemente sentimento de amizade ou de amor; Oferenda de animal, produto da colheita ou de qualquer coisa de valor, feita a uma divindade para lhe tributar homenagens, ou para reconhecimento do seu poder, ou ainda para lhe aplacar a cólera; Sofrimento; O s. de Jesus: a sua morte na cruz para redenção da humanidade.

Atenção às últimas definições: Oferenda (sacrifício) de animal, produto da colheita ou de qualquer coisa de valor (Jesus é o Filho de Deus, sua maior riqueza) feita a Deus para lhe aplacar a cólera (pelo pecado da humanidade).
O SENHOR Deus criou os homens, mas eles sempre estiveram o desobedecendo, persistindo no pecado e dando ouvidos a satanás. É isso: os homens são naturalmente ruins, tendem a pecar, a satisfazer os próprios desejos, viver para o próprio bem, julgam-se independentes, culpam a Deus pelos sofrimentos que eles causam a si mesmos, são pedantes e mesquinhos.

Porém, como o SENHOR não muda, mas continua Santo, Ele se manteve em seu trono eterno, enquanto o homem se distanciava dele à medida do tempo. "Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23). O pecado e a desobediência arruinaram toda a humanidade. Não significa que, com o pecado, o SENHOR deixou de amar os homens, pois seu amor por nós é incondicional.
"Pecado" não é só matar, roubar, mentir, ou cometer adultério. "Pecado" é não atender a vontade de Deus na sua vida, errar o alvo. "Pecado" é toda sorte de maus pensamentos que passam pela sua cabeça durante o dia e que você teria vergonha de mostrar a alguém.
Não há santidade plena, todos já pecaram a partir de quando ganharam o conhecimento do bem e do mal. A santidade plena só pode ser encontrada em um nome: Jesus Cristo, o qual nunca, em momento algum, pecou, apesar de ter sido tentado pelo diabo exatamente como nós somos.

Na era da lei, antes de Jesus, os homens tinham que sacrificar animais para não serem condenados pelos seus pecados. Um animal sem defeito deveria ser escolhido. “Não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados” (Hebreus 9:22). Era necessário colocar a mão sobre a cabeça do animal no momento do sacrifício, para que a pessoa sentisse que deveria morrer em seu lugar, e dizer algo nesse sentido: "eu pequei, mas o SENHOR permitiu que este cordeiro morresse em meu lugar para que eu possa ser perdoado dos meus pecados".



Por milhares de anos essa simbologia prevaleceu, até a vinda do Messias, Jesus, que mudaria aquele sistema de coisas. O SENHOR Deus viu que os homens ofereciam sacrifícios, faziam oferendas, mas em seus corações continuava havendo pecado. Não havia arrependimento, quebrantamento, não havia compreensão do amor de Deus.
Assim, resolveu mandar Seu Único Filho que, misteriosamente, é Ele mesmo em forma humana, para ensinar aos homens o verdadeiro significado do amor e do sacrifício. Quando o profeta João Batista viu Jesus, disse: "eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).

Jesus voluntariamente se ofereceu em sacrifício perfeito, de uma vez por todas, por cada um de nós, para nos lavar de nossa imundícia com seu Precioso Sangue, o Sangue Puro e Santo por excelência, o Sangue do próprio Deus. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). "Nós amamos porque ele nos amou primeiro." (1 João 4:19).

O sacrifício, assim, não leva à morte, mas à vida verdadeira, pois Jesus quis que você, agora livre de seus pecados, pudesse nascer de novo, limpo, e buscar santidade. Após estar bem demonstrado o significado de "sacrifício", intimamente ligado à palavra "amor", passemos à palavra "vitória".

"Vitória" para muitos é ter muito dinheiro, para outros é concluir um curso, ser bem-sucedido no amor, ou conquistar poder. Mas qual é a verdadeira vitória? O que significa vencer?

Dicionário: Ação ou efeito de vencer o inimigo em batalha; Triunfo; Resultado feliz, obtido a preço de certos esforços.

"Vitória" é o que conseguiu Jesus Cristo na cruz. Muitos enxergam a cruz como sinônimo de derrota, humilhação, ou imaginam Jesus eternamente pregado na cruz, mas foi na cruz que o SENHOR venceu definitivamente a morte e o reino de satanás. Satanás tentou Jesus de diversas formas ao longo de sua vida, a fim de que se corrompesse, mas acabou sendo derrotado através do sacrifício do Cordeiro (e já está condenado). 
Jesus, por amor verdadeiro, se ofereceu sem culpa para morrer por nossos pecados. Você realmente acha que Ele não poderia ter usado seu poder para sair da cruz? Porém, ele escolheu se esvaziar de seus atributos divinos e morrer de forma obediente ao Pai (Filipenses 2:6-8). “E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz” (Colossenses 2:15).

Após essas informações, leia novamente o trecho de João: "eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).

Você já reconheceu que é um pecador? Ou julga-se santo, não precisando pedir perdão a Deus? E se você confessa que é um pecador, acha certo continuar sem o perdão dos seus pecados? Acha bonito dizer "nunca disse que sou perfeito" e utilizar isso como justificativa para continuar com sua mentalidade pecadora?
Você precisa saber que nós não somos nada diante de Deus, e que diante Dele todos nós dobraremos os joelhos (Filipenses 2:10-11).

Mas não se preocupe. Jesus já lavou seus pecados com seu sangue na cruz, e tudo o que você precisa para ficar livre é aceitá-lo como seu único Senhor (dono), e buscar desenvolver um relacionamento cada vez mais forte e poderoso com Ele. "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).

Afinal, você reconhece que Jesus morreu na cruz para o perdão dos seus pecados e sua salvação?
E lembre-se: Jesus não está mais na cruz, a cruz está vazia! Ele vive em glória eterna e reina sobre os céus, a terra e os mares, e um dia (parece que num futuro bem próximo) voltará.
Mas Ele não voltará mais como Cordeiro. No julgamento das nações, ele será o Leão da Tribo de Judá. "E disse-me um dentre os anciãos: não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos" (Apocalipse 5:5).


Cordeiro ao morrer e oferecer perdão...


Leão ao julgar as nações...


Reconheça o sacrifício do Cordeiro, pois Jesus Cristo vive e virá para buscar Sua Igreja. Venha logo, Jesus! Nós Te esperamos...



"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão" (Mateus 24:35).

2 comentários: