sábado, 18 de agosto de 2012

Por que é preciso derramamento de sangue para purificação?

Estava lendo a Bíblia e de novo o Espírito Santo inclinou meu coração a escrever sobre o assunto do sacrifício com derramamento de sangue (isso porque já havia escrito sobre isso há algum tempo atrás). Obedecendo ao Espírito Santo, aqui estou para falar novamente do sacrifício do cordeiro com derramamento de sangue, e seu significado.

Quando eu era uma criança, vendo filmes bíblicos eventualmente na tv, em que homens pegavam uma faca e a fincavam na garganta de um animal (cordeiro ou vaca), ficava impressionada, e com dó do bichinho. Não entendia por que razão faziam isso, e achava muito forte a cena (ainda acho). Amo os animais e sou contra crueldade contra eles. Nunca vi e nem quis ver como os bois são abatidos para o consumo, porque sei que, com isso, deixaria de ingerir carne. Porém, hoje entendo o sentido do sacrifício de animais que era realizado no Antigo Testamento, e que foi, na época, aceito pelo próprio Senhor.

Com o estudo bíblico, aprendi que Deus criou os animais para servirem ao homem. A ordem do Senhor em Gênesis 1:28 foi "dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Ou seja, Deus submeteu os animais ao nosso jugo, mas ao mesmo tempo diz que: "o justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis." (Provérbios 12:10). Se Deus é o próprio Criador dos animais, que permitiu que nos servissem (animais domésticos e animais que comemos), ele os ama, e sabemos que haverá animais no paraíso, bem como que prestaremos conta das crueldades que cometemos contra os animais. Então, qual era o sentido do sacrifício de um animal ao Senhor?

Vamos começar com o pecado do homem. O primeiro (e o mais grave) dos pecados do homem foi ter desobedecido ao SENHOR. A palavra "pecado" significa "errar o alvo". Ele deu uma ordem expressa ao primeiro casal: não toquem na árvore do conhecimento do bem e do mal ou morrerão (espiritualmente). Satanás deu o conselho a Eva: coma o fruto dessa árvore e será como Deus. O Senhor não impediu a decisão do homem, porque é justo e nos deu, desde o princípio, o livre-arbítrio. Nós escolhemos pecar, desobedecendo. Observe que Deus já havia instituído a família, o casamento, o sexo, a procriação, e o problema de Adão e Eva não tem nada a ver com sexualidade, como é muito difundido. O pecado foi simplesmente ter desonrado o Altíssimo, quando decidiram ouvir o Acusador.

Assim, nossos olhos se abriram, vimos que estávamos nus, e nos corrompemos para toda a posteridade. Nos tornamos egoístas, interesseiros, egocêntricos, orgulhosos, apaixonados pelo mundo e pelas coisas dele, vaidosos, presunçosos, independentes do Senhor, deuses de nossas vidas. Fomos acometidos de doenças e de uma vida curta na terra, cheia de misérias, imundícias, sob a forte influência de satanás, que interfere em nossas vidas incessantemente. Corrompidos pela inversão de valores, chegamos até a dizer que "preferimos os animais a muitas pessoas por aí". Isso é o cúmulo de onde chegou nossa maldade e egoísmo, a nossa enganosa ilusão de que algumas pessoas são muito boas enquanto outras não merecem nada, nem mesmo viver. Todas essas idéias são de rebelião, à semelhança do anjo acusador, que um dia habitou com o Altíssimo.

Para entender o pecado, devemos parar de pensar apenas nos 10 mandamentos: "não matar, não roubar, etc.". Ainda que não faça nada disso, sou uma pecadora. O pecado é uma herança que carrego desde Adão, o primeiro homem. A criança aprende a mentir desde cedo. Aprendo a fazer o que me convém sem que ninguém me ensine. Não adianta: o pecado está em nós, porque fugimos da presença de Deus. Estamos todos sujos, cheios de lama. Até nossos atos de bondade e caridade nós fazemos querendo aparecer diante dos homens. Alguém vai discordar?

Agora, para contrastar nosso pecado, chego ao ponto de que mais gosto, uma comparação que criei para confrontar a santidade de Deus com nossa pequenez. Veja essa foto:



Imagine que logo acima dos raios está o trono do Altíssimo, o Criador dos céus e da terra, aquele cuja face ninguém nunca viu, e sua presença é tão gloriosa, poderosa e certeira que não podemos olhar sua face sem morrer, pois nada pode escapar aos seus olhos. Diante do trono, somos lançados de joelhos diante da força de sua glória, enxergamos toda nossa miséria e pensamos: "sou um pecador". O poder dele é tamanho que nenhum mau pensamento nosso pode escapar à sua presença. Agora imagine que de seu trono surgem raios como os da foto, sem cessar, e que se ouvem vozes ao seu redor dizendo a todo tempo: "Santo, Santo, Santo Deus Todo-Poderoso". Imagino o meu medo (ou melhor, temor) se isso acontecesse comigo. Imagine que, a cada mau pensamento que eu tivesse, cada idéia mesquinha, um raio desses passasse a um palmo de meu rosto, com a seguinte mensagem: conheço seu coração. Imagino que, se um único raio que emana do trono do Altíssimo me atingisse, eu certamente morreria. Isso porque Deus é Santo, não se coaduna com o pecado. Onde houver pecado, o Senhor ali não estará. Quando satanás pecou, teve que sair da presença do Altíssimo.

Deus não pode tolerar o pecado porque ele é Deus, cuja justiça é absoluta. Se eu fizer uma fofoca má de alguém ou matar uma pessoa, ambas as atitudes são pecados abomináveis para o Senhor, e Deus odeia ambos da mesma forma.

Sem dúvida, é IMPOSSÍVEL entrar na presença de Deus sem alguma espécie de proteção, justificação. Em regra, toda vez que pecássemos deveríamos MORRER. É por isso que, naturalmente, todos merecemos a morte. Mas Deus é misericordioso e bondoso, e nos dá várias chances de arrependimento.

Na época de Moisés, por causa da promessa que havia feito a Abraão, Isaque e Jacó, de que multiplicaria sua descendência (observe que Deus é fiel à sua Palavra), o Senhor decidiu habitar entre o povo hebreu, manifestando-se no interior de uma tenda, o Tabernáculo, a fim de guiá-lo rumo à Terra Prometida.




Deus havia resolvido manifestar-se dentro da tenda, mas até mesmo Moisés, um homem cheio do Espírito de Deus, tinha que tomar uma série de cuidados antes de ir ter com o Deus vivo, tamanha a sua santidade. Antes de Deus falar ao povo, por sua própria ordem, eram realizados sacrifícios de animais, e os sacerdotes eram aspergidos com o sangue derramado.

Isso porque a vida está no sangue, e "de fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão." (Hebreus 9:22). Essa é a lei do Altíssimo: eu sou Santo. A Bíblia diz que "o salário do pecado é a morte" em Romanos 6:23. Onde houver pecado, deverá ser derramado sangue, sem o que não há perdão.

Imagino que sacrificar um animal, na época, não devia ser algo fácil para alguém de coração "bondoso", porque matar um animal inocente por sua própria culpa deve deixar o coração apertado. Mas era exatamente esse o sentido: arrependimento genuíno, contrição de espírito, para que, pela humildade, se pudesse entrar de novo na presença de Deus. "Estou matando essa ovelhinha mas sou eu quem merecia estar no lugar dela".

Assim, os judeus antigamente realizavam sacríficios para a purificação, a fim de poder manter contato com o Senhor. Alguma coisa mudou no pecado? Ou na necessidade de derramamento de sangue? Não. Então, por que os sacrifícios realizados na época da lei foram abolidos?



Preciso dizer algo mais? "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1:29). Definitivamente, o sacrifício foi consumado para todos os homens da terra! O sacrifício de animais tornou-se um ritual morto, praticado pela pura tradição, e Deus odeia que façamos coisas por tradição. "Desejo misericórdia, não sacrifícios." (Mateus 9:13). Deus quer arrependimento, contrição de espírito, entrega verdadeira, joelhos ao chão, choro e rendição.

"Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." (Salmo 51:17)
"O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido." (Salmo 34:18)

Então o Senhor realizou o plano que estava preparando desde a fundação da terra: veio à terra e entregou-se em sacrifício para nos LIVRAR do nosso próprio pecado. Desceu do seu trono, tomou a forma de Jesus Cristo, e derramou sangue SANTO, como de uma ovelha, sem pecado algum, porque Jesus viveu 100% do tempo de sua vida cumprindo sua Palavra. Observe que quanto mais tempo dedicamos à oração, leitura da Bíblia, mais comunhão temos com o Senhor. Assim, fica bem mais difícil pecar.

Jesus cumpriu toda a Antiga Lei de Deus para que pudesse ser considerado um sacrifício perfeito, uma ovelha sem mancha, e assim nos banhar em seu sangue a fim de entrarmos na presença de Deus com segurança, sem medo de morrer com a glória do Altíssimo.

E mais, ele não veio apenas para nos salvar da morte certa, mas também para nos ensinar o amor do Pai, para entendermos seu coração e assim restaurar o antigo relacionamento e comunhão que foram rompidos no jardim do Éden. Assim, poderemos entrar na presença de Deus sem sermos aniquilados. No exemplo dos raios que citei acima, o sangue de Jesus funcionaria como nossas botas isolantes dos raios, que nos mantêm seguros e livres da morte e do pecado.

Espero que você, que leu essa mensagem até o final, tenha entendindo o plano de salvação do Senhor, tenha tido uma LEVE NOÇÃO DE SUA SANTIDADE E GLÓRIA, e esteja começando a gerar arrependimento genuíno em seu coração.

Antes de se deitar hoje à noite, ajoelhe-se, e diga que quer obedecer à vontade de Jesus, chame-o pelo nome, e peça que Ele se mostre a você. No tempo dele, ele te enviará sinais, e desde já te protegerá debaixo de suas mãos. Ele está ansioso por esse relacionamento, que nada tem a ver com religiosidade. Fale com ele, contando-lhe suas expectativas, problemas, sonhos, confessando a ele sua natureza pecaminosa e pedindo a ele que te mude.

Dou minha palavra de que o Rei se manifestará. Como dito acima, ele nunca rejeita um coração contrito. Assim seja, no nome do Senhor Jesus, amém.


Fiz isso por você... (Jesus)

11 comentários:

  1. Lindo!!! ...esta é a fórmula para a redenção!!!

    Elizabeth Pastorello

    ResponderExcluir
  2. no mais profundo do meu ser, tudo que pude ler e entender de sua explicação, tirou-me lágrimas de meu olhos e de meu coração... com toda certeza este dia estará marcado na minha vida!!! e estarei usando este texto para estudos bíblicos na minha igreja, para que mais pessoas possam compreender as atitudes de Cristo. Obrigada, e que o Espirito Santo continue falando ao teu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanusa, ler seu comentário também me trouxe muita alegria... que bom que o texto servirá para algum propósito... a paz do Senhor! =)

      Excluir
  3. Ao ler este texto inspirado pelo Espirito Santo pude perceber o tamanho infinito que é o amor de Deus. Estou lendo o antigo testamento, e confesso que não conseguia entender a lógica dos sacrifícios de animais, e não tenho dúvidas de que foi a sua misericórdia que me direcionou a este blog para abrir o meu entendimento.

    ResponderExcluir
  4. Lucia, que Deus continue usando você para trazer um pouco mais de entendimento àqueles que buscam conhecer melhor a Deus. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! É a graça do Senhor que tem atuado em minha vida... peço ao Espírito Santo de poder que multiplique nossa sabedoria e nos revele muito mais sobre a Palavra! Fique na paz do Senhor...

      Excluir
  5. Lendo e chorando... Glória à Deus nas Alturas! Que coisa linda... Como o mundo pode rejeitar isso? Como EU pude rejeitar isso?

    Deus abençoe a vida desta autora...

    ResponderExcluir
  6. Irmã, Deus continue te usando poderosamente na unção do Espírito Santo que nos ensina todas as coisas. Bendito seja o Senhor Jesus que, através do seu sangue, nos livrou de todo pecado. Deus te abençoe varoa valorosa!

    ResponderExcluir
  7. Simples, lindo e verdadeiro... só não entende aqueles que o diabo cegou o entendimento.

    ResponderExcluir
  8. Deus te abençoe e guarde irmã, paz em Cristo.

    ResponderExcluir