quarta-feira, 20 de abril de 2011

Onde está sua esperança?

Onde está a razão do seu viver? O que te impulsiona para frente? Onde você deposita sua esperança?
Muitas pessoas depositam sua esperança em poder, status e riquezas. Acham que isso proporciona felicidade. Porém, a doença não faz diferença entre o rico e o pobre, e os desastres financeiros não avisam quando chegam. Jesus conta a história de um homem que ficou tão rico que não sabia o que fazer com sua grande colheita, então derrubou seus depósitos de cereais e construiu outros maiores ainda. Quando concluiu a tarefa e começou a gozar sua riqueza, naquela mesma noite Deus exigiu sua vida (Lucas 12:15-21).
E se um raio atingisse seu celeiro? Você ainda teria esperança? Teria dignidade ao acordar no dia seguinte? Em que consiste sua fortaleza?


Outras pessoas depositam toda sua vida no sucesso profissional. Porém, todos erram um dia, e também no trabalho não somos perfeitos. A profissão não é um fim em si, mas um instrumento de ganho do sustento. Não pode significar tudo na vida de uma pessoa. Quando você se aposentar, o que preencherá sua alma?


Há também as pessoas que colocam sua esperança e felicidade em uma vida amorosa bem-sucedida, com sucesso na cama, sexo perfeito. Porém, o sexo também não é um fim em si. Aliás, é tão biológico quanto fazermos nossas necessidades. Então, por que tanto fetiche em torno disso? O sexo também acabará na velhice. E aí, onde estará sua alegria?
Também não há esperança no vício, cujo prazer é passageiro. Por suas próprias definições, é sinônimo de escravidão.


Por fim, a maioria das pessoas deposita suas vidas em pessoas, na esperança de serem amadas e de as terem por perto, mas esquecem que ninguém é dono de ninguém e que as pessoas podem morrer ou podem mudar, e até nos decepcionar um dia.


E se isso acontecer? O que será da sua esperança? Sua esperança falhou. Você chora, não entende, e fica inconsolável, no vácuo.
Diria que o homem longe do Senhor chora desesperado por ausência do Pai, assim como nós, quando crianças, choramos se nos perdemos dos nossos pais em um lugar lotado.
Como disse o sábio desiludido em Eclesiastes: “tudo é vaidade, é correr atrás do vento” (Eclesiastes 1:14).
Esses são alguns perfis bem conhecidos; nos servem de exemplo de como não devemos ser.

Existe apenas uma esperança que é eterna. É uma esperança que nunca vai te iludir, nem te decepcionar. Mesmo na velhice e na pobreza, essa esperança sobrevive como um fogo eterno, porque não é só uma simples esperança. É uma esperança que foi provada pelo fogo, como prata pura. É uma esperança garantida, de um evento certo e não apenas expectativa de direito, como dizemos no meio forense.
Essa esperança me acompanhará até o meu último suspiro, não importa o que aconteça. Se eu estiver na tristeza e na desgraça, ainda assim eu nunca amaldiçoarei minha esperança.
Se eu me sentir confusa em algum momento, não me desesperarei, porque eu a tenho comigo. Se eu chorar (até o choro é diferente quando temos Deus), será segurando-se nela. Não me sinto sozinha de modo algum, porque ela está perto de mim.
Minha esperança tem um nome: Jesus, o Cristo/Messias (Yeshua, Hamashia).

Jesus nunca pecou, nunca foi mesquinho, nem mesmo em seus pensamentos, embora sofresse tentações a vida inteira. Durante todo o tempo que aqui viveu, satanás o assediava, do mesmo modo com que somos tentados.



Jesus sabia desde o início que o dia da sua morte se aproximava, e Ele perseverou até o fim. Ele é o Messias, “Emanuel” (“Deus entre os homens” - Isaías 7:14), mas como estava aqui em condição humana, ficou ansioso antes de sua crucificação, tanto que teve hematidrose (suor com sangue) no jardim de Getsêmani, um fenômeno raríssimo causado por intensa fraqueza somada a um abatimento moral e ansiedade extremos.
Jesus deve ter agüentado uma insuportável opressão de satanás. O diabo foi derrotado com a morte de Cristo, pois muitos, pelos séculos dos séculos, seriam salvos pelo Seu Sangue e Seu Nome. Então o inimigo devia viver soprando no ouvido de Jesus que ele sentiria muita, muita dor, em vão, pois os homens continuariam pecando e ouvindo a ele, e não a Deus.


Mas Jesus não deu ouvidos, e continuou caminhando rumo ao matadouro.

Isaías 53 (765 a.C. – 861 a.C.)

10. Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

11. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Ele verá a luz e ficará satisfeito. Ao morrer na cruz, Jesus disse: “- está consumado”. Você sabe o que isso quer dizer?

Naquela época (séc. I), quem era preso ia para uma cela, e junto à porta era pendurado um documento descrevendo o crime cometido. Depois de cumprida a pena, a parte referente ao crime era riscada e era escrito: “tetelestai”, uma expressão grega que significa “totalmente cumprido”. É isso o que Jesus disse na cruz: “tetelestai”, ou “está totalmente cumprido”, o que, para nós, quer dizer: “VOCÊ ESTÁ LIVRE”, “você é liberto e justificado”, “agora você pode ser justo”, “o preço do pecado foi pago completamente”.


Então Jesus ressuscitou, como prometeu, e está vivo. Em breve, voltará para levar os seus.
Para nós, deixou seu Espírito Santo, que é o mesmo Espírito Dele, a terceira pessoa da trindade, para guiar nossas ações e pensamentos, nos ensinar tudo que vem da vontade de Deus, e continuar operando milagres na terra. Este Espírito é a garantia da nossa salvação.

Efésios 1

13. [...] quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

14. que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.


Romanos 8
11. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Quando digo que Jesus vive dentro de mim, não é figuradamente, porque Ele me deu Seu Espírito, a partir do momento em que passei a viver para ele. Os milagres que presenciei foram feitos por esse Espírito, que é do próprio Deus, com quem tenho comunhão.

A esperança dos cristãos consiste na vida, Palavra viva e ressurreição do Senhor, que estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mateus 28:20).
Nós, cristãos, não vivemos para as coisas do mundo, mas crucificamos nossa carne e nossos desejos, de modo que estamos mortos para o mundo, e vivos para a eternidade (Gálatas 5:24).

I Pedro 3
15. Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

A esperança é uma: Jesus. “- Cristão, como você sabe que será salvo?” “- Entreguei minha vida a Jesus” “- Como sabe que Deus te ama?” “- Pelo que fez Jesus!” “- Por que seus pecados são perdoados?” “- Pelo sangue de Jesus” “- Por que você não desanima?” “- Jesus me fortalece.”

O Senhor naturalmente nos ensinará o verdadeiro amor e aumentará nossa fé:

Colossenses 1
5. A fé e o amor vêm por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.

I Pedro 1
3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

Sobre o que nos aguarda: SURPRESA! Imagine as coisas mais sublimes que passam pela sua cabeça! Ex.: ver e andar por lindas paisagens, voar pelas galáxias, conhecer completamente a sabedoria e a ciência, estar ao lado de Jesus e de seu povo, louvar a Deus todos os dias, caminhar por ruas de ouro, comer a melhor comida, momentos perfeitos com nossos irmãos, tudo o que você acha mais belo no mundo, não são nem 10% do que nos está reservado em nossa nova morada:

I Coríntios 2
9. Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam".

I Coríntios 13
12. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

Onde você colocará sua esperança?
Veja o que é esperança:

Um comentário:

  1. é a coisa mas edificante da nossa vidas é quando entramos no fecebook que encontramos mensagem como essas para alimentar nossa alma nos espirito nossos ânimos, que Deus abençoe, a mente de quem é espirado por Deus parta postar essas mensagem.

    ResponderExcluir